Como Está o Mercado de Estacionamento

As grandes cidades se transformaram em sinônimo do caos urbano: engarrafamentos, congestionamentos e desconforto para a população em geral. Sair de casa para o trabalho para fazer compras ou simplesmente passear, é um ato de coragem e paciência.

São milhares de veículos circulando e quase não há espaço nas ruas para estacionamento. Os estacionamentos rotativos verticais estão relacionados diretamente à comodidade e segurança das pessoas. As facilidades de acesso a crédito para compra de veículos, a má qualidade e sucateamento dos transportes urbanos de massa e o crescimento desordenado das cidades e da violência, ampliam os problemas relacionais aos estacionamentos, causando uma má qualidade de vida para a população de qualquer cidade.
Estacionamento é um negócio que vive de outras atividades, portanto a proximidade de universidades, centros comerciais, bares, restaurantes, hotéis, cinemas, teatros é fundamental para a sobrevivência do negócio, isto é, os grandes centros urbanos.

Mercado
A ampliação da produção de veículos está relacionada ao crescimento da economia, o que proporcionou a oferta de planos de financiamentos com maiores prazos de pagamento. Isto significa maior quantidade de veículos circulando nas cidades. Em São Paulo por exemplo a uma estatística que compara que “nascem” mais carros (são colocados em circulação 800 novos veículos por dia) do que bebês (500 crianças nascem diariamente).

Os problemas do trânsito caótico e da degradação da qualidade de vida da população proporcionadas pelo tempo gasto em deslocamento não são mais privilégios das grandes metrópoles, hoje todas as capitais e até algumas cidades do interior já se preocupam em implantar políticas e ações para melhoria do trânsito urbano.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos – ANFAVEA, em 2005 o Brasil possuía uma frota com 23 milhões de veículos. Atualmente são quase 50 milhões. Somente na cidade de São Paulo, por exemplo, existem aproximadamente 9.000 garagens, oferecendo um total de 900.000 vagas, com uma média de 70 milhões de veículos atendidos em um mês, de acordo com o Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo, O mercado de empresas de estacionamento rotativo apresenta nível de crescimento acelerado.

Comentários