Estrutura Ideal Para um Estacionamento











Estrutura

Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de um estacionamento rotativo vertical, porém nenhum é mais relevante do que o empresário ter em mente qual será o tamanho estimado dos serviços, isto é, a quantidade de vagas que podem ser atendidas na região ou pelo prédio a ser construído ou reformado. Toda a estrutura necessária será dimensionada com base nessa capacidade inicial esperada. Contudo, alguns aspectos sempre devem ser levados em consideração, tais como otimização dos espaços, área para ampliação futura, instalações higiênicas e sanitárias. Outros aspectos importantes a serem levados em conta são:

• Quantidade de veículos atendidos;
• Tipos de serviços oferecidos;
• Qualidade dos serviços e foco específico, se for o caso.

A estrutura física ideal para a instalação é um prédio que comporta o número de vagas estimadas com base na rotatividade esperada. Deve haver também na estrutura, ambientes distintos para atendimento, espera, uma possível loja de conveniência ou oficina para carros, escritório, almoxarifado, além de vestiários e banheiros para funcionários e clientes.

A área de atendimento deverá possuir uma decoração simples, dispondo de balcão de atendimento e estantes para guardar as chaves e realizar o controle das vagas, bem como caixas para o recebimento pelos serviços prestados. A administração, escritório, deve servir para o atendimento a clientes especiais, fornecedores e empregados.

O mobiliário deve incluir mesas e cadeiras suficientes para os administradores, além de cofre e local para arquivos e guarda de documentos ou mesmo itens de maior valor. A depender do tipo de instalação e cliente final, é importante pensar em um espaço reservado para que estes aguardem durante uma lavagem ou enquanto o carro é trazido. Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.

Comentários