Funcionamento do armazenamento em nuvem


É muito simples. Algumas empresas especializadas e altamente tecnológicas, como Google e Microsoft por exemplo, mantêm enormes servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma que você os armazena em seu computador, só que a quilômetros de distância de onde você está.
E como você acessa esses seus arquivos, agora tão longe? Hora: você usa a internet, digita um login e uma senha de segurança para se conectar à sua conta (igual quando você entre no facebook ou em outra mídia social) e acessa os seus arquivos nessas máquinas distantes muito rapidamente!
E pode ficar tranquilo! Para garantir a segurança dos seus arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda os seus dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes. Assim, se um deles não estiver funcionando, ele automaticamente achará o arquivo para você no outro servidor, sem que você nem note isso.
Outro truque dessas empresas é “quebrar” os arquivos em pedaços menores e guardar uma parte em cada lugar, evitando que alguém não autorizado consiga acessá-los indevidamente e, além de tudo isso, os dados podem ser criptografados!
São inúmeras as vantagens do armazenamento em nuvem e de como funciona em seu dia a dia!

Comentários