Qual a Melhor Localização Para um Estacionamento?











A localização é um aspecto determinante do sucesso do empreendimento: segundo pesquisa do SEBRAE realizada em 2005, a localização inadequada é responsável por 8% das empresas que fecharam as portas antes de completarem quatro anos de funcionamento. Especialistas no assunto avaliam que a escolha do ponto adequado responde por até 25% do sucesso do comércio. Os principais pontos a considerar são:
  • O preço do aluguel;
  • A compatibilidade entre o público local e o padrão de serviço a ser prestado:                                                     maior renda, maior sofisticação; menor renda, menor preço;
  • Visibilidade: se não se sabe (ou se vê) que naquela localização existe o prestador de serviço, não se vai lá atrás do serviço;
  • Conforto: se há necessidade de ir de carro, há que ter estacionamento; se a expectativa é de haver picos de demanda (caso típico deste prestador de serviços nos sábados, dia em que as pessoas normalmente resolvem seus assuntos pessoais), o ambiente tanto do estabelecimento quanto da vizinhança deve ser agradável; etc.
Assim sendo, uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade, ou ser próximo a rodovias para melhor escoar o produto. Se o atendimento for destinado ao público em geral é importante que a loja ou o serviço possua boa visualização em área de grande fluxo de pessoas, próxima ao local de residência ou de trabalho do público-alvo.

Tendo em vistas as características acima descritas, é necessário entender o mercado dos estacionamentos rotativos verticais e analisar a melhor localização para implantar o negócio, sendo este fator fundamental para a sobrevivência da atividade. O ponto comercial deve estar localizado em ruas de grande fluxo de pessoas e não necessariamente de veículos, como grandes avenidas e cruzamentos, para onde fluem pessoas de diversas regiões da cidade.

Para isso é necessário identificar no local os chamados "pólos geradores de público", tais como: shopping center, supermercados, hipermercados, agências bancárias, terminais de ônibus e/ou metrô, parques, clubes, instituições de ensino superior e também nas proximidades de hospitais e maternidades. Outros pontos relevantes que devem ser levados em consideração para que o estacionamento seja estruturado são:
  • Área disponível para construção da empresa;
  • Verificar junto ao município se a localidade escolhida permite o tipo de atividade;
  • Suprimento ininterrupto de água e energia elétrica;
  • Proximidade com rodovias e vias de acesso para apresentação ao público e facilidade para localização do empreendimento.

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