Dica de Inverno















Com a chegada do inverno, alguns itens dos carros precisam de mais atenção para um bom funcionamento. Bateria, pneus, palhetas, ar-condicionado e freios podem apresentar alguns sinais que indicam necessidade de manutenção ou até mesmo a troca do componente. O inverno é a estação que mais desgasta alguns desses itens, devido a variação de temperatura ambiente e o uso mais frequente de alguns componentes. 

Por isso, listamos dicas de alguns componentes do carro que requerem um pouco mais de sua atenção:

Bateria: sempre verificar se há combustível no reservatório de gasolina de alguns modelos de veículos flex. A falta de gasolina no ‘tanquinho’ aumenta o tempo de partida do motor em temperaturas baixas, forçando a bateria e podendo, futuramente, provocar falhas na mesma. “Outra dica é não deixar componentes como lâmpadas e rádios ligados enquanto o veículo estiver desligado. 

Ar-condicionado: para um bom funcionamento e cuidado com a saúde do usuário, realizar a higienização e fazer a troca do filtro, que retêm impurezas do sistema de ventilação do veículo e devem ser trocados a cada seis meses. “O inverno é um período onde as doenças respiratórias ficam mais intensas, e um dos fatores apontados para o agravamento delas é o uso do ar-condicionado. No carro, ele é utilizado em situações para desembaçar o vidro e melhorar a visibilidade do motorista. .

Pneus: uma medida de segurança para o motorista evitar acidentes é verificar as condições dos pneus do veículo, como a calibragem e desgaste das bandas de rodagem. Em algumas regiões do Brasil, o inverno tem uma característica de umidade elevada, com possibilidade de chuva. Com as vias molhadas, e muitas vezes com poças d’água, o carro pode passar por uma aquaplanagem, situação quando há uma fina camada de água entre a estrada e o pneu, e o veículo perde o contato com o solo. Normalmente são as altas velocidades que contribuem para que isso ocorra com frequência. A sensação ao aquaplanar é de ter o carro em linha reta, mesmo virando o volante, sem qualquer controle do condutor. “Com o pneu descalibrado ou com sinais de desgaste, o risco de o motorista perder o controle do veículo e provocar um acidente aumenta”.

Palhetas: nas regiões onde a chuva é constante, o uso das palhetas é mais frequente. Para garantir boa visibilidade ao motorista, as palhetas devem estar em boas condições, sem trincas e rachaduras na borracha ou se as extremidades estão cortadas. Essa situação deixa um fio de água durante o movimento da palheta, amentando o risco do suporte e a estrutura riscarem o vidro. 

Freios: somando as situações climáticas da estação (chuva e neblina), a visibilidade do motorista fica prejudicada e exigem mais atenção ao conduzir. Nesses casos, ter os freios em boas condições garante segurança no caso de paradas bruscas. “A baixa temperatura não causa mudanças no funcionamento do sistema de freios, mas é importante tê-lo em bom estado. 

Comentários